Família

Adesão ao Programa Famílias Fortes em Americana

A Câmara Municipal de Americana, promoveu uma audiência pública que discutiu o Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município nº 01/2021, de autoria do vereador Silvio Dourado, que prevê diretrizes para a instituição de políticas públicas de fortalecimento de vínculos familiares.


O prefeito Chico Sardelli assinou a adesão do município ao Programa Famílias Fortes, do Governo Federal, antes da audiência, com a presença da Secretária Nacional do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Ângela Vidal Gandra da Silva Martins. “É de grande importância trazer bons projetos e parcerias como está para fortalecer o vínculo familiar para a nossa sociedade”, disse prefeito.
Segundo Juliani Hellen Munhoz Fernandes, secretária de Assistência Social e Direitos Humanos (SASDH) da Prefeitura, a família é a primeira sociedade em que aprendemos a viver, respeitar, partilhar, ter responsabilidade, administrar conflitos e ter esse projeto na cidade é fomentar ainda mais nos sete centros de convivência familiar fortalecimento de vínculos.
A metodologia do programa é de sete encontros semanais para famílias com filhos entre 10 e 14 anos, com objetivo de prevenir o uso de drogas, álcool, gravidez precoce e promover o bem-estar, fortalecendo os processos de proteção e construção de resiliência familiar e reduzindo os riscos relacionados a comportamentos problemáticos.

A secretária Angela Vidal, comentou que uma família estruturada trabalha muito mais, garante uma estabilidade social, porque o comportamento da família replica na sociedade, pois quem vive a violência doméstica, consequentemente leva para ambiente profissional. Por isso, fortalecer o vínculo familiar é primordial para construir uma sociedade virtuosa.
O vereador Douglas Medeiros, do município de Jundiaí, também foi convidado para audiência pública. “Não precisamos de ter uma base econômica para implantar o Programa “Famílias Fortes”, mas ter boas lideranças e uma equipe atuante, comprometida para que possa avançar no município de Americana. Em Jundiaí nós também trabalhamos desta forma é uma parceria muito importante e promover uma política pública efetiva é fortalecer uma sociedade”, disse Medeiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *