Educação

Programa “Família na Escola”

Após indicação legislativa, Prefeitura assina acordo para programa “Família na Escola”

A Prefeitura de Jundiaí assinou um acordo de cooperação técnica com o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos para a implementação do Programa “Família na Escola” em Jundiaí.

A assinatura ocorreu por meio da indicação realizada pelo vereador Douglas Medeiros e foi concretizada em audiência em Brasília com a presença da Secretária Nacional da Família, Angela Gandra Martins; do Prefeito Luiz Fernando; da primeira-dama Vanessa Machado; do presidente da Câmara Municipal, Faouaz Taha; e do vereador Douglas Medeiros.

O Programa que tem o objetivo de promover o engajamento das famílias na vida escolar dos filhos por meio de uma interação mais permanente com as escolas. Os principais resultados esperados são a melhoria no repertório de habilidades educativas e parentais e na resolução de conflitos; maior envolvimento dos pais com as atividades escolares dos filhos, redução do índice de evasão escolar e dos casos de violência familiar.

Em Jundiaí (SP), 720 famílias serão atendidas pelo projeto Família na Escola

Cerca de 720 famílias de Jundiaí (SP) passarão a ter orientações sobre como promover uma parceria com a escola com o objetivo de garantir um desenvolvimento integral para as crianças. É que o município aderiu, na quinta-feira (5), ao projeto-piloto Família na Escola, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Esta é a quarta iniciativa da Pasta que será desenvolvida na cidade. Por lá já estão sendo desenvolvidos o programa Família Fortes, a Campanha Acolha a Vida e o projeto Reconecte.

Até dezembro de 2023, o projeto estará presente nas escolas municipais de educação básica professor João Luiz de Campos, Rotary Club e Antônio Brunholi Netto. “Celebramos mais um Acordo de Cooperação Técnica com a Prefeitura de Jundiaí, agora para a implementação do Família na Escola. A cidade é muito amiga da família e promove várias iniciativas para fortalecer vínculos familiares”, apontou a secretária nacional da Família, Angela Gandra. “A família facilita o diálogo e a união em favor do bem comum”, completou.

O prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, reforçou a importância de ter o Governo Federal como parceiro em ações de fortalecimento de vínculos na cidade. “Nosso município entende que a família é fundamental no processo de ensino e aprendizagem. É certo que quanto mais próxima a família está da escola, mais fácil será promover as potencialidades de cada criança. Contar com essa parceria vem somar as políticas públicas para a infância que desenvolvemos e nos colocam em destaque no Brasil e no mundo como a Cidade das Crianças”, ressaltou o gestor municipal.

Projeto-piloto Família na Escola

Parceria entre o Governo Federal e Jundiaí (SP) fortalece vínculos familiares no município

Saiba mais

Diante do alto índice de negligências parentais e de violência familiar, provocando graves prejuízos no desenvolvimento integral da criança, inclusive no âmbito escolar, o MMFDH lançou o projeto-piloto Família na Escola.

A iniciativa visa a fomentar ações conjuntas para promoção da parceria família e escola por meio da formação das habilidades parentais, das garantias de direitos da criança e do acompanhamento pedagógico a fim de garantir o desenvolvimento integral da criança e o fortalecimento dos vínculos familiares.

fonte: https://www.gov.br/mdh/pt-br/assuntos/noticias/2022/maio/em-jundiai-sp-720-familias-serao-atendidas-pelo-projeto-familia-na-escola

One thought on “Programa “Família na Escola”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.