Educação

Primeira turma do Projeto Família na Escola

A EMEB Rotary Club, no Anhangabaú, promoveu, na tarde de terça-feira (28), o encerramento da primeira turma do programa Família na Escola, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos. O evento contou com os pais e familiares que participam do programa, a diretora do Departamento de Fomento à Leitura, Cícera Escoura Bueno, o assessor de Políticas de Direitos Humanos, Paulo Fernando de Almeida e do vereador Douglas Medeiros, presidente da Comissão de Educação da Câmara de Jundiaí.

Jundiaí está desenvolvendo o projeto piloto, que está sendo aplicado em três escolas: EMEB Rotary Club, EMEB João Luiz de Campos e EMEB Antonio Brunholi Neto, com três turmas cada.

“A coordenação do Família na Escola está a cargo do Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (CIEMPI). O Programa busca intensificar a aproximação dos pais e famílias dos estudantes da rede municipal de ensino com as equipes escolares, um trabalho que incentiva a parentalidade positiva entre pais, cuidadores, avós, tios, enfim, a união entre aqueles que são responsáveis pelo cuidado e formação da criança. Por ser um projeto piloto, está sendo avaliado e acompanhado por uma equipe composta por profissionais de universidades como a UNIFESP e a USP. Eles estão encarregados de verificar se a proposta está atingindo os objetivos ou se necessita de ajustes para ser reproduzida em outros municípios”, explicou a diretora do Departamento de Fomento à Leitura, Cícera Bueno.

 

 

DESCRIÇÃO DA IMAGEM Em um salão, pessoas estão sentadas em cadeiras, olhando para a frente, enquanto uma mulher fala ao microfone
Pais participam do programa que visa promover a parentalidade positiva

Cada turma participa de quatro encontros que abordam os temas: Direitos e deveres da família na educação da criança; Marcos de desenvolvimento da criança e o papel da família na escola; Interação família e escola e Educação, inteligência, vontade e afetividade.

Jéssica Cantuária, mãe do Samuel do G5C, participou de todos os encontros. “A aproximação de nós, família, com a escola é muito importante. Para mim foi gratificante e trouxe novos conhecimentos importantes que estão ajudando em como lidar com a criança, como, por exemplo, a substituição de uma palavra em conversa com ele que muda muita coisa. Além disso, percebi que meu filho ficou feliz em saber que estou participando de atividades na escola em que ele estuda”.

A coordenadora da EMEB Rotary Club, Eliane Artico, fala sobre os benefícios que o programa já apresentou.  “Sempre procuramos trazer as famílias para a escola e o projeto nos ajudou a conseguir a participação de várias famílias. Depois dos encontros percebemos que os pais estão mais participativos, interagindo mais, estão mais presentes no ambiente escolar”, cpntou.

A promoção do programa em Jundiaí aconteceu em virtude da indicação do vereador Douglas Medeiros para que o município estabelecesse o Acordo de Cooperação Técnica com o Ministério, o que possibilitou trazer o programa Família na Escola para Jundiaí. “Fico feliz em ver a conclusão da primeira turma e pela EMEB Rotary já ter incorporado o programa dentro do seu programa político pedagógico. A participação da família na escola é primordial”, afirmou o vereador.

Primeira turma do Projeto Família na Escola participa de encerramento na EMEB Rotary Club

https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/familia/acoes-e-programas/projeto-familia-na-escola

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.